
Metodologia
A Tsara nasce na década de 1980 pelas mãos da Romi Nete Cabral, e, a partir de 2014, em um novo ciclo de integração entre Dança e Terapia, Vivian Alves, filha adotiva da Romi Nete, assume essa travessia e expande esse legado.
Tsara, palavra em Romani (dialeto oficial do Povo Rom), significa “Sua Casa”. Mais do que um espaço físico, é um templo vivo dedicado ao resgate da autoestima feminina e ao equilíbrio integral, por meio da dança compreendida de forma holística, terapêutica e conectada à cultura e à história.
Nossa casa integra a dança como ferramenta de cura e reconexão, promovendo bem-estar físico, emocional e mental. Aqui, o movimento é tratado como linguagem: um caminho de expressão, escuta e reconciliação interna.
Nosso trabalho parte da compreensão de que, ao longo da vida, muitas vezes nos afastamos da nossa essência. Nesse distanciamento, criamos barreiras internas e externas que dificultam o fluir natural da vida e do corpo. Através da nossa metodologia de Dança Integrativa, cultivamos o reencontro com a ordem interior, restaurando o equilíbrio e o amor em movimento.
Com a prática regular da dança, conduzimos cada pessoa a um processo de autodescoberta e libertação, estimulando a liberação de energias bloqueadas e favorecendo a harmonia dos chakras e do campo energético.
Veja abaixo como se estrutura nossa jornada de transformação.
Iniciamos sua jornada no chakra Muladhara, ou seja, o suporte fundamental. O corpo etérico. Neste nível inicial vamos trabalhar as bases de movimentos corporais, o seu vocabulário específico, a noção espacial e temporal, desenvolvendo a estabilidade, a confiança e a segurança. Esta jornada começa na raiz. É por isso que o nível iniciante se chama “Terra”, que remete à estrutura e à força de base para iniciar essa caminhada. O objetivo é desenvolver a autonomia, a identidade e a sobrevivência. A cor para este processo será vermelha, que representa o chakra básico (chakra Muladhara).
Iniciante |Nível Terra | 1º corpo Ser
No chakra Svadhisthana, vamos aperfeiçoar os movimentos de forma clara, expressiva e fluida. É o corpo emocional. Neste nível básico, temos a introdução de ritmos, de tempo musical e de elementos que exigem mais desenvoltura corporal.
Esta jornada recebe o nome de “Água” porque o foco é o “movimento” e “fluxo”. Se o primeiro chakra é responsável por enraizar e formar uma base sólida, aqui no segundo, é deixar fluir. O objetivo é trabalhar a vitalidade, a criatividade e a originalidade. Vamos eliminar os medos e as fobias estimulando as alegrias. A cor para este processo será laranja, que representa o chakra sacral (chakra Svadhisthana).
Básico |Nível Água | 2º corpo Ter
No chakra Manipura o foco será a sabedoria, o raciocínio e a autoconfiança. Vamos praticar o equilíbrio,a musicalidade, os deslocamentos, as combinações mais elaboradas e emendas, a utilização de acessórios para desenvolvimento de criatividade e os movimentos de impacto. É o momento de absorção, assimilação e transformação. Este é o nível básico I rumo a uma nova caminhada de conhecimento.
Esta jornada recebe o nome de “Fogo” porque traz luz, calor, energia e poder. O chakra do plexo solar transforma a matéria em luz e calor, nos liberta de padrões mentais. O objetivo é trazer de volta mais encanto e prazer para sua vida, adotando novos hábitos e avançando em direção ao novo caminhar. A cor para este processo será amarela, que representa o chakra do plexo solar (chakra Manipura).
Básico I Nível Fogo | 3º corpo Saber
Iniciamos a caminhada para a autoaceitação. É o processo do nível intermediário. No Chakra Anahata, estimularemos o crescimento pessoal, mantendo a energia mental e física em equilíbrio. Neste nível a dificuldade aumenta, mas esse desafio faz parte do processo de harmonia. Os movimentos serão mais elaborados com sequências coreográficas dinâmicas, memorização de coreografia e criação de frases dos movimentos, tendo o ritmo como elemento norteador. Utilizaremos também instrumentos e adereços.
Essa jornada recebe o nome de “Amor”, porque o foco é cura e harmonia. É o corpo astral, a capacidade de amar a si mesmo, aos outros e ao mundo.A cor para este processo será verde, que representa o chakra cardíaco (chakra Anahata).
Intermediário 1 | Nível Ar |4º corpo - Amor
Neste caminho criativo, o trabalho estará relacionado à capacidade de se expressar, de se comunicar e de criar independência. O chakra Vishuddha significa purificação. É a nossa autoexpressão. É a nossa identidade criativa. Neste nível intermediário I você já domina os movimentos circulares, infinitos e reverberados, bem como o espaço cênico. A nossa jornada neste ciclo é a decisão. Por isso as sequências coreográficas ganham uma nova roupagem trazendo o desafio da improvisação.
O estudo é mais profundo e elaborado. Esta jornada está relacionada ao elemento “Éter” cujo foco é a comunicação. Localiza-se no centro da garganta. É o corpo etérico. É o direito de falar e ser ouvido. O objetivo é a juntar os símbolos (movimentos da dança), comunicar-se com o corpo e mente. A cor para este processo será azul, que representa o chakra laríngeo (chakra Vishuddha).
Intermediário 2 | Nível Éter | 5º corpo - Criar
Estamos iniciando o corpo celestial. O chakra Ajna é o nosso centro de comando. Através dele, percebemos o mundo externo. Nessa Jornada de nível avançado. Esta jornada recebe o nome de “Luz” porque o foco é intuição, clarividência e insight. É o direito de ver, é o autoconhecimento e o comando. É a chave para o desenvolvimento das capacidades psíquicas promovendo a conexão consciente com o espírito.
O objetivo é dominar os movimentos e a sua estrutura. Além disso, vai saber diferenciar repertórios, improvisações e composições coreográficas. Será capaz de se atentar para as diferentes sensações e percepções individuais e/ou coletivas que ocorrem dentro dos processos. O resultado é a imaginação, a autorreflexão e a estabilização espírito/matéria. A cor para este processo será índigo, que representa o chakra do terceiro olho (chakra Ajna).
Avançado 1 | Nível Luz | 6º corpo - Liderar
O chakra Sahasrara significa mil partes. Localizado no topo da cabeça, ele manifesta a consciência e a compreensão. É o corpo casual. No nível avançado I vamos fazer a conexão com a espiritualidade. É a integração de todo o ser.
Desenvolveremos a relação de ajuste de movimentos, cooperação entre os alunos e respeito entre as escolhas individuais ou de grupo. O processo recebe o nome de “Pensamento” porque o foco é autotransformação, o crescimento espiritual, a consciência e o discernimento. É o direito de saber. É a identidade universal. É o autoconhecimento. É o ser puro porque simboliza um ponto de transição entre o visível e o invisível. É a alquimia divina.
O objetivo é criar núcleos coreográficos para composição das danças. A cor para este processo será violeta, que representa o chakra da coroa (chakra Sahasrara).
Avançado 2 | Nível Pensamento | 7º corpo - Servir
Chegamos ao último estágio da nossa jornada e daremos inicio ao nível profissional, que exige evolução e humildade.No chakra Umeral está localizado nas costas É um centro de reconexão interna do ser. Nessa jornada o seu corpo já responde com facilidade aos movimentos, você já reconhece os ritmos, as modalidades e os conteúdos históricos e culturais. Inicia-se o estágio em turmas, a preparação para o Sindicato da Dança e há orientações para o mercado profissional.
O processo recebe o nome de “Infinito” porque é através dele que as energias se conectam. É um gerenciador energético. O objetivo é fazer a retrospectiva de todos os níveis, limpar os movimentos e preparar o aluno para sua carreira profissional. A cor para este processo será dourada, que representa o chakra Umeral.
Profissional | Nível Infinito | Evolução


